Dia 18 a 23 de Março 2013– IV Edição da Semana do Idoso

A Fundação Betânia – Centro Apostólico de Acolhimento e Formação realiza, pelo quarto ano consecutivo, a Semana do Idoso, esta está a decorrer de 18 a 22 de Março de 2013.
As atividades que estão a ser desenvolvidas são direccionadas a todos os pessoas/entidades que se interessam pela pessoa idosa (idosos, familiares, colaboradores e entidades/instituições parceiras) e a comunidade em geral.
O objectivo principal desta ação foi proporcionar à população sénior momentos recreativos, culturais e religiosos, numa lógica de abertura de portas da Instituição ao exterior.
Nesse sentido, o aspeto relacional foi privilegiado de modo a fomentar uma vida mais ativa e criativa, combatendo, paralelamente, o isolamento e promovendo a inclusão social da Pessoa Idosa.
A iniciativa engloba uma pluralidade de atividades destacando-se, entre outras: ExpoSÉNIOR; Inauguração de uma Loja Solidária, Visita às novas Instituições, Palestra "Redescobrir a Importância da Pessoa Idosa na Família", actuação do Grupo Coral Brigantino Infantil, Jogos Tradicionais, Torneio de Sueca, Torneio de Dominó, Espaço Net, Espaço "A Poesia e o Chocolate", plantação de árvores no jardim, aula de Ginástica Sénior, Espaço "Vamos ao Cinema", Jogos de Estimulação Cognitiva, Rastreios Auditivos, apresentação do projecto "Sala de Estimulação Sensorial para Pessoas com Demência", Espaço Saúde (consulta médica, rastreio da diabetes, TA, Colesterol, Aconselhamento Nutricional), e atuação do Grupo Folclórico de Mãe D´água-Bragança.
A Fundação Betânia sabedora da importância da religião para os idosos, principalmente nesta época – Quaresma, organizou para o dia 18 de Março /13 a celebração do Sacramento da Reconciliação e uma Via-sacra, no dia 19 de Março/13 o "Dia do Patrono da Instituição" – São José, marcado pela celebração eucarística, e para o dia 23 de Março/13 uma celebração Eucarística. Bênção das Famílias.
Este evento procura afirmar a co-responsabilidade sistémica entre os vários atores envolvidos que se devem unir e empenhar na construção de sociedades mais justas e equitativas que valorizem a Pessoa Idosa perante si própria e a comunidade.
Ao longo da Semana passaram várias Instituições (IPSS), Entidades, como por exemplo o IPDJ e CMB e várias pessoas do meio envolvente.
Foram criadas várias parcerias para dar resposta às dinâmicas planeadas.