13/06/2017 - Utentes da Fundação Betânia visitam o Sea Life Porto

No dia 13 de junho de 2017, no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos, um grupo alargado de Utentes e Colaboradores da Fundação Betânia realizou, pela primeira vez, uma visita ao SEA LIFE Porto, o maior Aquário do Norte do País.

E porque o sonho comanda a vida, eram as 9 horas, quando o grupo referido, trajado a rigor, iniciou a viagem, rumo à “Cidade Invicta”. O entusiasmo era grande!

Por volta das 11.30 horas, após uma viagem tranquila, em que até o São Pedro ajudou, o grupo sénior de “turistas transmontanos” chegou finalmente ao Porto.

Visto que a visita estava agenda apenas para as 14 horas e o sol começava a brilhar entre as nuvens, os Utentes aproveitaram o tempo para realizar um passeio à praia de Matosinhos, onde puderam apreciar o Oceano Atlântico e o Forte de São Francisco Xavier do Queijo. Como referiu um Utente, “se não tivesse deixado o fato de banho em casa, ainda me aventurava a dar um mergulho (…)”!

Para a maioria desses idosos, alguns com mais de 90 anos, esta foi a primeira vez que tiveram contacto com a praia…uma experiência que se viria a tornar inesquecível!

Depois do almoço, onde só faltaram mesmo as “Tripas à Moda do Porto”, os Utentes dirigiram-se finalmente para o tão aguardado momento: a visita ao SEA LIFE.

Após alguns minutos, encantados com o todo o cenário envolvente, os idosos já se sentiam quase como “peixes dentro de água” e deixaram-se levar por uma viagem “entre rios e oceanos”, onde apreciaram cerca de 100 espécies diferentes de criaturas marinhas e de água doce, desde cavalos-marinhos a tubarões, raias, polvos, peixes-palhaço, entre muitos outros.

Percorreram ainda cenários típicos da região do Porto e passaram pelo primeiro túnel subaquático do Pais, com tubarões à espreita, tendo terminado a visita na esplanada exterior do oceanário, com uma vista privilegiada sobre o mar.

Após a visita e antes do regresso a casa, houve ainda tempo para um belo lanche no Parque da Cidade do Porto. Como referiu um Utente em jeito de despedida “Voltávamos já amanhã!”.

Segundo a Diretora de Serviços, Paula Pimentel, “tratou-se efetivamente de um dia muito especial para todos, único na já longa vida de cada um dos Utentes, vivido com muita alegria (…)”, momento esse, que os Utentes farão naturalmente questão de partilhar com os seus netos, familiares e amigos.