Animação Sociocultural

animacaosocio

Na Terceira idade incrementar a ocupação adequada do tempo livre é vital para um envelhecimento com qualidade. A Fundação Betânia procura disponibilizar na Resposta Social – Lar de Idosos, um variado leque de atividades que visem a interacção ativa dos residentes. As atividades desenvolvidas são realizadas diariamente durante o período da manhã e da tarde e têm como objectivo principal promover o envelhecimento ativo, diminuindo as perdas físicas e cognitivas e permitindo a manutenção da autonomia e da qualidade de vida.

As principais actividades desenvolvidas para este fim são as seguintes:

• Sessões de actividade física e Caminhadas (tem como finalidade a manutenção da mobilidade dos residentes);
  • Oficina de trabalhos manuais (Desenvolvem-se trabalhos de costura, pintura e recortes de forma a promover a exercitação da motricidade fina);
  • Dinâmicas de Grupo e Leitura (Que têm como objetivo a estimulação cognitiva e informação atualizada de diferentes temas);
  • Espaço Musical (Tem como intuito preparar e ensaiar canções para festas e para a Eucaristia, bem como animar os residentes);
  • Oficinas de Culinária (Tem como finalidade a confeção de receitas saudáveis e valorização dos dotes culinários dos participantes);
  • Acções de sensibilização (Tem como finalidade abordar temas interessantes para esta faixa etária e promover o diálogo e participação ativa dos residentes);
  • Comemoração de festividades tais como (Dia da Amizade, Carnaval, Páscoa, S. João e S. Martinho, Natal, etc);
  • Feira Social (decorre com uma periodicidade mensal, no dia 10 de cada mês. Trata-se de um espaço de exposição, partilha e troca aberto a todos e para todos);
  • Passeios (tem como finalidade visitar novos lugares, realização de compras e passear pelas aldeias dos residentes);
  • Visitas aos quartos (têm como principal objetivo conhecer, dialogar e apoiar residentes acamados que se encontrem nos quartos).

Sempre que possíveis e oportunas realizam-se saídas ao exterior, nomeadamente quando a Instituição é convidada para participar em atividades fora das instalações.
O trabalho desenvolvido é individualizado e adaptado para esta população englobando todos aqueles que têm mais necessidades, nomeadamente indivíduos com doenças neuro degenerativas.

Animação Sociocultural SAD
Os clientes da Resposta Social de SAD, participam de forma ativa nas atividades lúdicas da Instituição. Um grupo de clientes participa semanalmente em sessões de actividade física, em festas e dias comemorativos promovendo-se desta forma um convívio salutar para a descontracção e animação entre os utilizadores de ambas as valências.