Material ortopédico distribuído

TAMPINHAS-731418Recolha de tampinhas por razões solidárias envolve cada vez mais a população.
A associação Azimute realizou, no passado dia 30 de Abril, mais uma entrega de material ortopédico angariado através da recolha de tampinhas de plástico. Desta vez foram entregues quatro cadeiras de rodas, uma cadeira de banho específica, dois andarilhos fixos, dois andarilhos com rodas, oito canadianas, uma cadeira de banho com rodas e uma tábua de transferência, no valor global de 1.728 euros. Esta material foi atribuído ao Agrupamento Escolar Luciano Cordeiro, em Mirandela, Fundação Betânia e Centro Social e Paroquial de Rebordãos, de Bragança, e Centro de Saúde de Vinhais/Agrupamento Escolar de Vinhais. Segundo Miguel Almeida, assistente social no Centro de Saúde de Vinhais,a recolha de tampinhas, elaborada em conjunto pelo centro de Saúde, agrupamento de escolas com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais permitiu angariar para este centro quatro cadeiras de rodas, um material que tem uma longa lista de espera. "Temos uma lista de espera de cadeira de rodas de um ano. Vai ajudar bastante, vai fazer sorrir muitas pessoas", explicou. Patrícia Vaz, de Mirandela, recebeu, através do Agrupamento de Escolas, uma cadeira de banho com a qual vai ser mais fácil tratar da sua filha, portadora de uma deficiência, com seis anos de idade. Foi com emoção que agradeceu a ajuda dos muitos que contribuíram para esta dádiva, incluindo as escolas, Bombeiros, diversas outras entidades e pessoas. Segundo João Cameira, presidente da Associação, esta é uma campanha de sucesso, porque alia objectivos solidários com a defesa do ambiente. Este ano houve alguma dificuldade em fazer a entrega do material em Janeiro, dada a inexistência de uma forma de entregar as tampas. Esse transporte foi possível através da Auto-Estradas XXI. Outra empresa, NordHigiene, com sede em Bragança, disponibilizou sacos de plástico para a recolha das tampas, de modo a facilitar o transporte das tampas até Lousada. A Azimute começou a entregar tampas no dia 25 de Outubro de 2006, ao abrigo da campanha "Já deste muitas tampas?". Até agora já foi adquirido e entregue material ortopédico no valor superior a 10 mil euros. Isto significou a entrega de cerca de 12 toneladas de tampas.

Mensageiro de Bragança - Artigo Completo

A Fundação Betânia

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Cónego Aníbal João Folgado

drfolgadoHá pessoas que são eternas mesmo quando partem, porque deixam em vida, um rasto de eternidade. Se os recantos e as pedras pudessem falar, diriam certamente o que as palavras humanas, por serem imperfeitas e pequenas, não sabem nem podem.
Para o amor se manifestar, não basta falar nele.
É necessário construi-lo, como se constrói uma casa: com dedicação e perseverança. É necessária a coragem dos homens que não se deixam vergar sob o peso da mediocridade do mundo, mas que lutam incessantemente por causas que, aos olhos dos insensatos, parecem loucas. Os homens que constroem o amor, são sábios aos olhos de Deus e loucos aos olhos do mundo. Porque o amor, não se entende sem loucura. Exige tudo de nós, exige a entrega total, sem medo, sem limites, sem condições. O amor não existe pela metade, é uma dádiva total e um arriscar sábio e confiante.
Hoje, não poderíamos deixar de recordar um desses construtores do amor.
O Cónego Aníbal Folgado foi dos raros seres humanos que amou verdadeiramente e que levou a sério o amor. Teve a coragem de lutar pelo sonho mais bonito que alguém pode ter: o do serviço ao outro. Sonhou o amor e construiu-o.
Passo a passo, pedra a pedra, dia a dia. Numa luta constante e desigual contra todo o mal que habita o mundo e num desprendimento total do que era seu, para que todos pudessem ser um pouco mais felizes.

Sem medo, com um espírito de sacrifício e uma força de vontade acima do imaginável, ousou a aventura da entrega.Ousou e conseguiu.

 

Acolher e apoiar, prioritariamente, a população idosa da Diocese de Bragança – Miranda potenciando a sua (re) socialização e autonomia através do envolvimento e participação de todos os atores da comunidade, oferecendo um leque diversificado de atividades específicas e adaptadas.
Esta Missão concretiza-se pela aposta nas seguintes grandes áreas de orientação:

 

  • Promoção de atividades de âmbito pastoral, espiritual e sociocultural;
  • Oferta de serviços específicos (ginástica, caminhadas, trabalhos manuais, clube de leitura, culinária, feira social);
  • Aposta na inovação e adaptabilidade a novos desafios tais como o isolamento e a dependência;
  • Formação contínua de colaboradores e famílias;
  • Abertura à Comunidade potenciando a sua activa participação na vida da Instituição;
  • Fomentar o emprego local e a sustentabilidade das respostas existentes e a criar.

 

Tratar o outro com Amor e Humanismo cristão nas relações interpessoais que se estabelecem valorizando a integralidade da pessoa, tendo em vista o seu bem-estar individual e o bem-estar da comunidade em que se insere. Disponibilizar à comunidade, e em permanência, explicações sobre os atos praticados pela Instituição, de forma clara e concisa.

Ser uma Instituição reconhecida no Distrito de Bragança pela qualidade dos serviços prestados à comunidade, (particularmente à população mais idosa), por uma gestão participada (forte envolvimento dos clientes e familiares), onde a procura da inovação e diversidade de serviços seja uma constante, tendo em vista a promoção da autonomia das pessoas e o desenvolvimento local.

 

  • Caridade: tratar o outro com Amor e Humanismo cristão nas relações inter-pessoais que se estabelecem valorizando a integralidade da pessoa, tendo em vista o seu bem-estar individual e o bem-estar da comunidade em que se insere.
  • Transparência: disponibilizar à comunidade, e em permanência, explicações sobre os actos praticados pela Instituição, de forma clara e concisa.
  • Proximidade/participação: promover o permanente envolvimento de todos os actores na vida da Instituição, fortalecendo as relações inter-pessoais e a capacidade de auto-sustentar soluções para os problemas, colectivamente identificados.
  • Autonomia: promover a auto-sustentabilidade na medida em que todas as acções desenvolvidas pela Instituição deverão contribuir para a co-responsabilização e auto-satisfação das necessidades individuais e colectivas dos clientes.
  • Qualidade/Excelência: assumir diariamente, e de forma transversal, o compromisso da Excelência / Qualidade na e pela prestação dos serviços à comunidade.

 

A Política de Qualidade da Fundação Betânia traduz-se na realização da sua Missão através de uma atuação dirigida e vertida nos seguintes objetivos estratégicos:

  • Desempenhar um papel proactivo e responsável no combate à pobreza e à exclusão Social.
  • Apostar na inovação contínua e adaptabilidade a novos desafios tais como o isolamento e a dependência.
  • Melhorar, qualificar e aumentar a diversidade de serviços de forma a responder mais eficazmente aos desafios e necessidades.
  • Regulamentar as atividades da organização tendo presente a necessidade de responder com mais eficácia e eficiência aos desafios e necessidades.
  • Proporcionar uma pluralidade de serviços e atividades específicas, no sentido de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, visando a promoção do equilíbrio bio psicossocial.
  • Monitorizar e avaliar a satisfação dos clientes e familiares/responsáveis, visando uma melhoria contínua dos serviços prestados.
  • Formação permanente dos colaboradores.
  • Qualificar e requalificar Infraestruturas e equipamentos.
  • Incrementar, de forma transversal, a participação de todos os atores na vida da Instituição.
  • Criar mecanismos internos de participação que fomentem um maior envolvimento dos colaboradores, clientes, familiares e restantes stakeholders na vida da Instituição.

A Política da Qualidade guia-se pelos princípios deliberados pela Norma ISO 9001:2008 e os princípios orientadores reconhecidos pela Instituição, que são incluídos.

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