Bragança: Facebook leva mensagens a idosos

fdbtBragança, 26 jul 2012 (Ecclesia) – A Fundação Betânia, em Bragança, vai proporcionar, hoje, dia dos avós, a "leitura de mensagens" vinda de familiares e pessoas próximas aos utentes da instituição, sendo uma delas do bispo da diocese, D. José Cordeiro.

Esta tarde, naquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) os responsáveis vão "ler as mensagens" vindas do exterior, depois do pedido feito através da rede social Facebook, onde se apelava à participação nesta iniciativa, revela à Agência ECCLESIA Paula Pimental, diretora de serviços da fundação.

D. José Cordeiro já publicou na sua página pessoal no Facebook a mensagem que vai ser lida: "No dia de São Joaquim e Santa Ana (pais de Nossa Senhora) e dia nacional dos avós, associo-me à iniciativa da Fundação Betânia, em Bragança, e a partir de Fátima, endereço a todas(os) os utentes e respetivas famílias, uma calorosa saudação em Cristo".

Com cerca de 60 idosos na instituição e 30 no serviço de apoio domiciliário, Paula Pimentel sublinha que os utentes "têm um contacto permanente com a sociedade e conseguem acompanhar a evolução dos tempos".
As pessoas da comunidade interagem com a instituição, "visitam os idosos, diariamente, e participam também nas atividades", salienta a responsável.
É frequente, as visitas a locais do exterior e, a partir do momento que entram na instituição, "não ficam isolados", acrescenta.Em pleno Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, a responsável da Fundação Betânia relata que a instituição tem várias propostas e destaca o "treino cognitivo, onde são desenvolvidas técnicas que ajudam a reativar a memória".
Uma forma de colocar os idosos "mais ativos mentalmente", onde não faltam "clubes e oficinas de trabalho: culinária, trabalhos manuais e reciclagem", afirma.
A intenção é dar uma "vida nova" à terceira idade e de os motivar para "outras realidades", conclui a responsável da instituição fundada por dois padres da Diocese de Bragança-Miranda.

Agência Ecclesia - Artigo Completo

 

A Fundação Betânia

  • Ao Fundador
  • Missão
  • Visão
  • Princípios/Valores
  • Política de Qualidade

 

Cónego Aníbal João Folgado

drfolgadoHá pessoas que são eternas mesmo quando partem, porque deixam em vida, um rasto de eternidade. Se os recantos e as pedras pudessem falar, diriam certamente o que as palavras humanas, por serem imperfeitas e pequenas, não sabem nem podem.
Para o amor se manifestar, não basta falar nele.
É necessário construi-lo, como se constrói uma casa: com dedicação e perseverança. É necessária a coragem dos homens que não se deixam vergar sob o peso da mediocridade do mundo, mas que lutam incessantemente por causas que, aos olhos dos insensatos, parecem loucas. Os homens que constroem o amor, são sábios aos olhos de Deus e loucos aos olhos do mundo. Porque o amor, não se entende sem loucura. Exige tudo de nós, exige a entrega total, sem medo, sem limites, sem condições. O amor não existe pela metade, é uma dádiva total e um arriscar sábio e confiante.
Hoje, não poderíamos deixar de recordar um desses construtores do amor.
O Cónego Aníbal Folgado foi dos raros seres humanos que amou verdadeiramente e que levou a sério o amor. Teve a coragem de lutar pelo sonho mais bonito que alguém pode ter: o do serviço ao outro. Sonhou o amor e construiu-o.
Passo a passo, pedra a pedra, dia a dia. Numa luta constante e desigual contra todo o mal que habita o mundo e num desprendimento total do que era seu, para que todos pudessem ser um pouco mais felizes.

Sem medo, com um espírito de sacrifício e uma força de vontade acima do imaginável, ousou a aventura da entrega.Ousou e conseguiu.

 

Acolher e apoiar, prioritariamente, a população idosa da Diocese de Bragança – Miranda potenciando a sua (re) socialização e autonomia através do envolvimento e participação de todos os atores da comunidade, oferecendo um leque diversificado de atividades específicas e adaptadas.
Esta Missão concretiza-se pela aposta nas seguintes grandes áreas de orientação:

 

  • Promoção de atividades de âmbito pastoral, espiritual e sociocultural;
  • Oferta de serviços específicos (ginástica, caminhadas, trabalhos manuais, clube de leitura, culinária, feira social);
  • Aposta na inovação e adaptabilidade a novos desafios tais como o isolamento e a dependência;
  • Formação contínua de colaboradores e famílias;
  • Abertura à Comunidade potenciando a sua activa participação na vida da Instituição;
  • Fomentar o emprego local e a sustentabilidade das respostas existentes e a criar.

 

Tratar o outro com Amor e Humanismo cristão nas relações interpessoais que se estabelecem valorizando a integralidade da pessoa, tendo em vista o seu bem-estar individual e o bem-estar da comunidade em que se insere. Disponibilizar à comunidade, e em permanência, explicações sobre os atos praticados pela Instituição, de forma clara e concisa.

Ser uma Instituição reconhecida no Distrito de Bragança pela qualidade dos serviços prestados à comunidade, (particularmente à população mais idosa), por uma gestão participada (forte envolvimento dos clientes e familiares), onde a procura da inovação e diversidade de serviços seja uma constante, tendo em vista a promoção da autonomia das pessoas e o desenvolvimento local.

 

  • Caridade: tratar o outro com Amor e Humanismo cristão nas relações inter-pessoais que se estabelecem valorizando a integralidade da pessoa, tendo em vista o seu bem-estar individual e o bem-estar da comunidade em que se insere.
  • Transparência: disponibilizar à comunidade, e em permanência, explicações sobre os actos praticados pela Instituição, de forma clara e concisa.
  • Proximidade/participação: promover o permanente envolvimento de todos os actores na vida da Instituição, fortalecendo as relações inter-pessoais e a capacidade de auto-sustentar soluções para os problemas, colectivamente identificados.
  • Autonomia: promover a auto-sustentabilidade na medida em que todas as acções desenvolvidas pela Instituição deverão contribuir para a co-responsabilização e auto-satisfação das necessidades individuais e colectivas dos clientes.
  • Qualidade/Excelência: assumir diariamente, e de forma transversal, o compromisso da Excelência / Qualidade na e pela prestação dos serviços à comunidade.

 

A Política de Qualidade da Fundação Betânia traduz-se na realização da sua Missão através de uma atuação dirigida e vertida nos seguintes objetivos estratégicos:

  • Desempenhar um papel proactivo e responsável no combate à pobreza e à exclusão Social.
  • Apostar na inovação contínua e adaptabilidade a novos desafios tais como o isolamento e a dependência.
  • Melhorar, qualificar e aumentar a diversidade de serviços de forma a responder mais eficazmente aos desafios e necessidades.
  • Regulamentar as atividades da organização tendo presente a necessidade de responder com mais eficácia e eficiência aos desafios e necessidades.
  • Proporcionar uma pluralidade de serviços e atividades específicas, no sentido de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, visando a promoção do equilíbrio bio psicossocial.
  • Monitorizar e avaliar a satisfação dos clientes e familiares/responsáveis, visando uma melhoria contínua dos serviços prestados.
  • Formação permanente dos colaboradores.
  • Qualificar e requalificar Infraestruturas e equipamentos.
  • Incrementar, de forma transversal, a participação de todos os atores na vida da Instituição.
  • Criar mecanismos internos de participação que fomentem um maior envolvimento dos colaboradores, clientes, familiares e restantes stakeholders na vida da Instituição.

A Política da Qualidade guia-se pelos princípios deliberados pela Norma ISO 9001:2008 e os princípios orientadores reconhecidos pela Instituição, que são incluídos.

создать сайт