Estrutura Residencial para Idosos

  • Estrutura Residencial para Idosos
  • Cuidados Básicos
  • Cuidados Secundários

 

imglardeidososO outrora ancião sábio, experiente e merecedor de respeito inabalável passa a ser, muitas vezes, sinónimo de improdutivo, frágil, dependente e a sofrer muitas vezes de um forte isolamento e consequente solidão.
Com este novo conceito de velhice, onde há quem a considere uma "doença Social", também as instituições sociais sofreram fortes modificações, procurando dar resposta, tanto a nível formal como informal, ao número cada vez mais elevado de população sénior, pois a responsabilidade pelo idoso já não diz somente respeito à família, mas sim como uma responsabilidade pública do Estado. A Sociedade passou a mobilizar pessoas, meios esforços e atenções a apostar-se, cada vez mais, por parte de investigadores e cientistas, em áreas de estudo como a Gerontologia, a Geriatria, a Educação social, a Psicologia do envelhecimento e outras.
Serviços são disponíveis para a Terceira Idade, muitos deste exercidos por instituições Particulares de Solidariedade Social como é o caso da Fundação Betânia.
Apostamos na criação de serviços disponíveis para idosos e na formação de técnicos como Educadores Sociais e Animadores, demonstrando uma preocupação em possibilitar a dinamização de atividades para a população sénior possibilitando o seu bem-estar e a sua autonomia e mobilidade.

servicosbasicos

  • Alimentação
  • Alojamento
  • Higiene

 Garantimos o respeito e a dignidade do idoso, reconhecendo-lhe o direito à plena cidadania, à independência e privacidade, proporcionando-lhe condições que potenciem a sua inclusão social.

 

servicossecundarios

servicossecundarios3

 

  • Serviços médicos
  • Serviço de enfermagem permanente
  • Atividades diversas
  • Serviços lúdicos
  • Serviços sociais
  • Apoio psicológico

O nosso pessoal caloroso, atento a cada um dos seus desejos, saberá preservar o seu ritmo quotidiano.

Se desejar distrair-se, ou exercer uma atividade física, encontrará um programa de estimulantes atividades, monitorizadas por profissionais, abertas aos seus familiares e amigos, e mesmo à comunidade.

Em alternativa, poderá simplesmente desfrutar dos espaços verdes, equipados com infraestruturas de qualidade que elevam as condições para fruição do ar livre.

Poderá receber os seus familiares ou amigos em um ambiente perto da natureza com toda a calma e serenidade.

 

 

Material ortopédico distribuído

maio 04 2012

TAMPINHAS-731418Recolha de tampinhas por razões solidárias envolve cada vez mais a população.
A associação Azimute realizou, no passado dia 30 de Abril, mais uma entrega de material ortopédico angariado através da recolha de tampinhas de plástico. Desta vez foram entregues quatro cadeiras de rodas, uma cadeira de banho específica, dois andarilhos fixos, dois andarilhos com rodas, oito canadianas, uma cadeira de banho com rodas e uma tábua de transferência, no valor global de 1.728 euros. Esta material foi atribuído ao Agrupamento Escolar Luciano Cordeiro, em Mirandela, Fundação Betânia e Centro Social e Paroquial de Rebordãos, de Bragança, e Centro de Saúde de Vinhais/Agrupamento Escolar de Vinhais. Segundo Miguel Almeida, assistente social no Centro de Saúde de Vinhais,a recolha de tampinhas, elaborada em conjunto pelo centro de Saúde, agrupamento de escolas com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais permitiu angariar para este centro quatro cadeiras de rodas, um material que tem uma longa lista de espera. "Temos uma lista de espera de cadeira de rodas de um ano. Vai ajudar bastante, vai fazer sorrir muitas pessoas", explicou. Patrícia Vaz, de Mirandela, recebeu, através do Agrupamento de Escolas, uma cadeira de banho com a qual vai ser mais fácil tratar da sua filha, portadora de uma deficiência, com seis anos de idade. Foi com emoção que agradeceu a ajuda dos muitos que contribuíram para esta dádiva, incluindo as escolas, Bombeiros, diversas outras entidades e pessoas. Segundo João Cameira, presidente da Associação, esta é uma campanha de sucesso, porque alia objectivos solidários com a defesa do ambiente. Este ano houve alguma dificuldade em fazer a entrega do material em Janeiro, dada a inexistência de uma forma de entregar as tampas. Esse transporte foi possível através da Auto-Estradas XXI. Outra empresa, NordHigiene, com sede em Bragança, disponibilizou sacos de plástico para a recolha das tampas, de modo a facilitar o transporte das tampas até Lousada. A Azimute começou a entregar tampas no dia 25 de Outubro de 2006, ao abrigo da campanha "Já deste muitas tampas?". Até agora já foi adquirido e entregue material ortopédico no valor superior a 10 mil euros. Isto significou a entrega de cerca de 12 toneladas de tampas.

Mensageiro de Bragança - Artigo Completo

создать сайт