Estrutura Residencial para Idosos

  • Estrutura Residencial para Idosos
  • Cuidados Básicos
  • Cuidados Secundários

 

imglardeidososO outrora ancião sábio, experiente e merecedor de respeito inabalável passa a ser, muitas vezes, sinónimo de improdutivo, frágil, dependente e a sofrer muitas vezes de um forte isolamento e consequente solidão.
Com este novo conceito de velhice, onde há quem a considere uma "doença Social", também as instituições sociais sofreram fortes modificações, procurando dar resposta, tanto a nível formal como informal, ao número cada vez mais elevado de população sénior, pois a responsabilidade pelo idoso já não diz somente respeito à família, mas sim como uma responsabilidade pública do Estado. A Sociedade passou a mobilizar pessoas, meios esforços e atenções a apostar-se, cada vez mais, por parte de investigadores e cientistas, em áreas de estudo como a Gerontologia, a Geriatria, a Educação social, a Psicologia do envelhecimento e outras.
Serviços são disponíveis para a Terceira Idade, muitos deste exercidos por instituições Particulares de Solidariedade Social como é o caso da Fundação Betânia.
Apostamos na criação de serviços disponíveis para idosos e na formação de técnicos como Educadores Sociais e Animadores, demonstrando uma preocupação em possibilitar a dinamização de atividades para a população sénior possibilitando o seu bem-estar e a sua autonomia e mobilidade.

servicosbasicos

  • Alimentação
  • Alojamento
  • Higiene

 Garantimos o respeito e a dignidade do idoso, reconhecendo-lhe o direito à plena cidadania, à independência e privacidade, proporcionando-lhe condições que potenciem a sua inclusão social.

 

servicossecundarios

servicossecundarios3

 

  • Serviços médicos
  • Serviço de enfermagem permanente
  • Atividades diversas
  • Serviços lúdicos
  • Serviços sociais
  • Apoio psicológico

O nosso pessoal caloroso, atento a cada um dos seus desejos, saberá preservar o seu ritmo quotidiano.

Se desejar distrair-se, ou exercer uma atividade física, encontrará um programa de estimulantes atividades, monitorizadas por profissionais, abertas aos seus familiares e amigos, e mesmo à comunidade.

Em alternativa, poderá simplesmente desfrutar dos espaços verdes, equipados com infraestruturas de qualidade que elevam as condições para fruição do ar livre.

Poderá receber os seus familiares ou amigos em um ambiente perto da natureza com toda a calma e serenidade.

 

 

Bragança: Facebook leva mensagens a idosos

Jul. 26 2012

fdbtBragança, 26 jul 2012 (Ecclesia) – A Fundação Betânia, em Bragança, vai proporcionar, hoje, dia dos avós, a "leitura de mensagens" vinda de familiares e pessoas próximas aos utentes da instituição, sendo uma delas do bispo da diocese, D. José Cordeiro.

Esta tarde, naquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) os responsáveis vão "ler as mensagens" vindas do exterior, depois do pedido feito através da rede social Facebook, onde se apelava à participação nesta iniciativa, revela à Agência ECCLESIA Paula Pimental, diretora de serviços da fundação.

D. José Cordeiro já publicou na sua página pessoal no Facebook a mensagem que vai ser lida: "No dia de São Joaquim e Santa Ana (pais de Nossa Senhora) e dia nacional dos avós, associo-me à iniciativa da Fundação Betânia, em Bragança, e a partir de Fátima, endereço a todas(os) os utentes e respetivas famílias, uma calorosa saudação em Cristo".

Com cerca de 60 idosos na instituição e 30 no serviço de apoio domiciliário, Paula Pimentel sublinha que os utentes "têm um contacto permanente com a sociedade e conseguem acompanhar a evolução dos tempos".
As pessoas da comunidade interagem com a instituição, "visitam os idosos, diariamente, e participam também nas atividades", salienta a responsável.
É frequente, as visitas a locais do exterior e, a partir do momento que entram na instituição, "não ficam isolados", acrescenta.Em pleno Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, a responsável da Fundação Betânia relata que a instituição tem várias propostas e destaca o "treino cognitivo, onde são desenvolvidas técnicas que ajudam a reativar a memória".
Uma forma de colocar os idosos "mais ativos mentalmente", onde não faltam "clubes e oficinas de trabalho: culinária, trabalhos manuais e reciclagem", afirma.
A intenção é dar uma "vida nova" à terceira idade e de os motivar para "outras realidades", conclui a responsável da instituição fundada por dois padres da Diocese de Bragança-Miranda.

Agência Ecclesia - Artigo Completo

 

создать сайт